Apresentação
Resumo
A pesquisa cientifica promove, no berço da Faculdade Meta, diferentes tipos de produção que se organizam a partir de uma grandiosa diversidade de objetos. Esta edição reúne artigos que fomentam e disseminam a produção científica a partir de conceitos e práticas desenvolvidos nos cursos da Faculdade Meta, nas áreas de Administração, Saúde e Tecnologia. Essa produção preconiza, ainda, estimular o espírito crítico e a socialização da pesquisa, prática universitária integradora fundamental para alicerçar o eixo ensino, pesquisa e extensão.
Esse caráter interdisciplinar que norteia este número da Revista busca promover a difusão, o diálogo e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados para, assim, tentar romper com o paradigma linear e cartesiano, que dissocia o pensamento e a ação e prolifera largamente no ensino superior do país. No entanto, para garantir sua empregabilidade, o profissional precisa compreender o mundo, sem se isolar em especializações que, embora lhe permitam exercer a profissão, negam-lhe a competência exigida pelo mundo do trabalho.
É fundamental que se quebre esse pensamento e comportamento na área da educação, buscando abordagens inovadoras para interpretar a realidade, de modo que a interdisciplinaridade na criação e compartilhamento do conhecimento se torne prioritária. Esse paradigma reconhece a complexidade da realidade e demanda um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do mundo e gerar um conhecimento que leve em conta essa amplitude. Em resumo, é essencial enxergar o mundo como uma totalidade indivisível, onde todas as partes estão interligadas. A integralidade é o componente essencial de qualquer visão baseada nessas premissas. Quando há movimento, os fenômenos não podem ser isolados. Dessa forma, não há lugar para a fragmentação e a divisão preconizadas pelo modelo mecanicista, no qual o pensamento humano fragmenta a própria realidade. A educação deve ser tratada de forma interdisciplinar, com o estudante atuando como agente ativo. O aluno deve ser engajado, responsável, capaz de planejar ações, assumir compromissos, tomar decisões diante dos acontecimentos e interagir com seu ambiente.
É com a intenção da formação dessa profissional que convidamos à leitura dos textos selecionados para compor esse número.
Boa leitura.
Richard Douglas Coelho Leão e Valdiney Valente Lobato de Castro