Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas. Artigos que apresentarem número de páginas incompatível com o determinado para mínimo e máximo não serão aceitos.

  1. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm.
  2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.
  3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.
  4. Parágrafo: 1,25 cm de adentramento.
  5. Tabelas, Quadros, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Esses elementos devem ser precedidos de título, em fonte 12/negrito. Embaixo deve obrigatoriamente vir a Fonte: (GOMES, 2014, p. 50) – Caso haja mais informações colocar uma nota de rodapé como endereço eletrônico e acesso.

Padrão das fontes para título e subtítulos

  1. O Título em português deve, obrigatoriamente, apresentar uma tradução logo abaixo na língua estrangeira que o autor optou. Se for em língua estrangeira, deve trazer uma tradução em português.  Fonte 12, Times New Roman, centralizado em maiúscula, sem negrito.
  2. O(s) nome(s) do(s) autor (s) deve(m) vir 2 espaços simples abaixo do título à direita, sem itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, fonte 12, Times New Roman, justificado, com uma nota de rodapé com os dados básicos:  titularidade acadêmica; vínculo funcional (caso possua), e-mail e número do orcid (caso possua);
  3. A palavra RESUMO (Fonte: Times, 10, sem itálico) deve estar em maiúscula, negrito, com dois pontos, três linhas (simples) abaixo do nome do autor, sem adentramento. Iniciar o texto do resumo nessa mesma linha.
  4. O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá vir depois dos dois pontos, sem adentramento, e deverá ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas, Times, 10, espaço simples.
  5. As PALAVRAS-CHAVE, expressão escrita em maiúsculas e negrito, devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de Ponto para separação entre as palavras, com ponto no final.
  6. A palavra ABSTRACT ou correspondente (Times, 10) deve aparecer em maiúsculas, negrito, com dois pontos, três linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract depois dos dois pontos. O resumo em língua estrangeira deve ter, no mínimo, 5 linhas, e no máximo, 10 linhas, Times, 10, espaço simples.
  7. As KEYWORDS, expressão escrita em maiúsculas e negrito, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula. 
  8.  Subtítulos devem ser adentramento, em maiúsculas só a palavra inicial, sem numeração para todos os subtítulos. Inclusive as  Referências.
  9. Citações com menos de três linhas devem vir no corpo do texto deverão vir entre aspas seguidas entre parênteses com sobrenome do autor, anos e página, separados por vírgulas: 
    Ex.: (ECO, 2011, p. 61). Para citação direta com mais de três linhas, padronizar o recuo equivalente a 3 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 10 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página. (GOMES, 2014, p.100).

Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p. 205).

Quando houver citações em língua estrangeira, elas devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé.

Observações especiais:

- Todas as obras citadas no texto devem ser referenciadas e vice-versa;

- Toda palavra estrangeira deverá ser grafada em itálico;

- Colocar números de paginas apenas para citações direta;

- Nas citações diretas deverá constar: AUTOR, DATA, PÁGINA, grifo nosso ou do autor (quando houver);

- Nas citações indiretas deverá constar: AUTOR, DATA;

- Nas citações diretas em que o autor do artigo fizer a tradução deverá ser inserido em nota de rodapé o texto original da citação;

  1. As notas devem aparecer ao pé da página, Fonte Times, corpo 10, espaço simples, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Importante: as notas devem ser utilizadas para expor comentários do autor do artigo, para a inserção de alguma informação adicional ou para a apresentação de textos traduzidos em sua língua original. Esse espaço não deve ser utilizado para listar referências que devem constar na lista final após o texto.

  1. O Itálico deverá ser utilizado em duas situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto.
  2. O Negrito deve ser evitado no corpo do texto. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nos subtítulos e nos títulos das obras nas referências.
  3. Não utilizar sublinhado em nenhuma parte do artigo.
  4. Usar aspas no corpo do texto para citações de trechos de obras com até de 3 linhas;  No título de contos, poemas, canções, partes de obras ou capítulos.
  5. Normas para organizar as referências:

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, o nome deve ser substituído por um traço de seis toques seguido por ponto (______.). Citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Nome do Tradutor não é obrigatória. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção). Ex:

ECO, U. Lector in fabula. 2. ed. Trad. Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GETTLEMAN, M. E. et alVietnam and America: a documented history. 2. ed. New York: Grove Press, 1995.

Capítulos de livro

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR/ORGANIZADOR, Nome de autor abreviado. Título do livro (em NEGRITO): subtítulo (sem itálico). Tradução Nome do Tradutor quando for o caso. Edição. Local: editora, ano, número das páginas do capítulo.

Ex.: ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.).  Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-32.

WILSON-TAGOE, N. Representing culture and identity: African women writers and national cultures. In: COLE, C. M. et al. (Org.). Africa after gender? Bloomington: Indiana University Press, 2007. p. 223-238.

Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título: subtítulo. In: Nome do evento, número, ano, local de realização. Título da publicação (sem destaque): subtítulo da publicação (sem destaque). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho. Ex.: FARACO, C. A. Voloshinov um coração humboldtiano? In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p. 261-264.

Artigos de periódicos: 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e/ou número do periódico, páginas, data de publicação. Ex.: FROTA,W. N. Sistema literário e campo de produção cultural: os entornos de Candido e Bourdieu. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 25, p. 11-28, 2016.

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do jornal (em negrito), Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. 
Ex.: BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009.

Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor, título (em negrito): subtítulo (sem destaque), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: OLIVEIRA, M. S. Leitura da nação em Tobias Barreto: uma ressignificação de Dias e Noites. 2015. 110 f. Dissertação. (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Sergipe, Sergipe.

Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor abreviado. Título do artigo (sem aspas e sem destaque). Nome do periódico (em Negrito). Cidade, volume/número do periódico, página inicial/final, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia mês ano.

Ex.: FROTA,W. N. Sistema literário e campo de produção cultural: os entornos de Candido e Bourdieu. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 25, p. 11-28, 2016. Disponível em: [https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/5748/4752] Acesso em: 15 fev. 2017.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.