Sobre a Revista

A Revista Interdisciplinar da Meta é um periódico acadêmico semestral criado e dirigido pelo Núcleo de Pesquisas e Extensão da Meta que acolhe publicações como artigos, ensaios e resenhas de acadêmicos de todo o país e do exterior, vinculadas às áreas de saúde, tecnologia, administração e educação

A Revista Interdisciplinar da Meta trabalha com livre acesso a todas as edições e não há nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.

Este periódico tem por objetivos:

  1. Ceder espaço para a divulgação de pesquisas e outros trabalhos produzidos por estudantes de graduação e pós graduação;
  2. Ser um espaço de promoção da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

A Revista Interdisciplinar da Meta aceita trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento, desde que estejam vinculados às áreas de saúde, tecnologia, administração e educação

Apesar da aceitabilidade de trabalhos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, desde que dentro das normas desta Política Editorial, a Revista Interdisciplinar da Meta elabora, ocasionalmente, dossiês temáticos, alocando trabalhos que tratem da temática proposta

A Revista Interdisciplinar da Meta é um periódico de língua portuguesa, mas recebe muito positivamente trabalhos em inglês, bem como em francês, espanhol e italiano.

Os artigos e ensaios submetidos por estudantes de graduação devem ter, indispensavelmente, coautoria de um professor. As resenhas e produções artísticas não tem obrigatoriedade de coautoria. Serão aceitas apenas as resenhas relativas a textos que tenham sido publicados até nos últimos 2 (dois) anos, anteriores à data de submissão da resenha.

Deve-se respeitar o limite de três autores.

Os trabalhos devem ser estruturados e formatados conforme as diretrizes editoriais e para tanto deve-se consultar as Normas de publicação disponíveis nesta plataforma. A revista tem política de rastreamento de plágio.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Os trabalhos admitidos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

  1. O respeito à norma culta da língua em que o trabalho foi escrito;
  2. O respeito à ética, ao pluralismo e aos direitos humanos;
  3. A observância dos padrões de formatação, estruturação textual, citação e referenciação da revista;
  4. O caráter científico das proposições e a coerência metodológica e conceitual da submissão;
  5. A relevância e a originalidade das contribuições.

 O processo de avaliação dos trabalhos submetidos será dividido em duas etapas.

1º. No primeiro, de responsabilidade dos editores da revista, será avaliada a consonância à política editorial, às normas de submissão, rastreamento de plágio e formatação às normas da Revista.

2º. No segundo, as submissões serão encaminhadas anonimamente a dois pareceristas do Comitê Editorial e/ou Consultivo da Revista Interdisciplinar da Meta, ou ainda aos coordenadores dos dossiês, que avaliarão as qualidades textuais, organizacionais, conteudísticas e teórico-metodológicas da proposta, além de considerar o seu grau de relevância.

 Para que haja a publicação, é necessária a concordância dos dois pareceristas. Em havendo discordância, um terceiro parecerista será consultado.

 Caso seja necessário, a Revista Interdisciplinar da Meta  toma a liberdade de realizar pequenos ajustes de formatação  nos artigos e ensaios que forem aceitos. Alterações de estrutura, de conteúdo ou de postulados teórico-metodológicos, porventura sugeridos pelos pareceristas, só serão realizados mediante autorização por escrito dos autores.

 Os autores receberão, por e-mail, a ficha de avaliação final dos trabalhos submetidos. A resposta final poderá ser:

  • Aceito sem restrições;
  • Aceito com restrições: o autor deverá rever o trabalho e atender às exigências dos pareceristas;
  • Recusado, com a devida justificativa do Comitê Editorial.

Não serão aceitos:

  1. Trabalhos enviados fora do prazo (nesse caso, só serão analisados no volume subsequente);
  2. Trabalhos que não estejam de acordo com o foco e o escopo da Revista;
  3. Trabalhos que não respeitem as condições de submissão.
  4. Trabalhos que não atendam às exigências dos pareceristas.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização.