VALORES ORGANIZACIONAIS

Autores

  • Ana Paula Siqueira De Oliveira
  • David Hian Martins Goes
  • Daniela Alves Braga de Souza

Palavras-chave:

valores organizacionais, instrumento de medição, percepção de valores

Resumo

Os valores compõem a identidade organizacional de uma empresa, diferenciando-a das outras, mesmo que façam parte do mesmo segmento. Desse modo, é necessário que a empresa defina e que os colaboradores compreendam quais são os valores existentes na cultura da instituição, melhorando o clima organizacional e a qualidade no trabalho. Nesse sentido, como fundamento teórico, foram abordados os temas valores organizacionais, cultura organizacional e clima organizacional, com o objetivo de analisar os valores na empresa Ak Motors segundo a percepção dos funcionários. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os oito valores presentes no instrumento de coleta Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), utilizando a escala Likert. O resultado mostrou que, de acordo com a percepção dos funcionários, a empresa possui todos os oito valores organizacionais mencionados, sendo identificados aqueles que se posicionam como mais e menos importantes para ela.

Palavras-chave: valores organizacionais; percepção de valores; instrumento de medição.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Paula Siqueira De Oliveira, A., Hian Martins Goes, D., & Alves Braga de Souza, D. (2024). VALORES ORGANIZACIONAIS . Revista Interdisciplinar Da Meta, 3(3). Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/rifm/article/view/28