VALORES ORGANIZACIONAIS
Palavras-chave:
valores organizacionais, instrumento de medição, percepção de valoresResumo
Os valores compõem a identidade organizacional de uma empresa, diferenciando-a das outras, mesmo que façam parte do mesmo segmento. Desse modo, é necessário que a empresa defina e que os colaboradores compreendam quais são os valores existentes na cultura da instituição, melhorando o clima organizacional e a qualidade no trabalho. Nesse sentido, como fundamento teórico, foram abordados os temas valores organizacionais, cultura organizacional e clima organizacional, com o objetivo de analisar os valores na empresa Ak Motors segundo a percepção dos funcionários. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os oito valores presentes no instrumento de coleta Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), utilizando a escala Likert. O resultado mostrou que, de acordo com a percepção dos funcionários, a empresa possui todos os oito valores organizacionais mencionados, sendo identificados aqueles que se posicionam como mais e menos importantes para ela.
Palavras-chave: valores organizacionais; percepção de valores; instrumento de medição.