TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET-CT) NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

Autores

  • Carlos Rinaldo Nogueira Martins Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Claudia Raquel Moura de Moura Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Maria Vitoria Almeida Almeida Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Lucas Monteiro da Trindade Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Tomografia por emissão de pósitrons, Doença de Alzheimer, Diagnóstico

Resumo

Objetivo: Apresentar como a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) auxilia no diagnóstico da doença de Alzheimer, explicar por que a PET-CT é importante na avaliação da doença de Alzheimer, citar as vantagens e desvantagens do exame e descrever a doença juntamente com sua histopatologia e fisiologia. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. Para a obtenção das literaturas utilizadas usou-se bases de dados como a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Current Opinion in Pulmonary Medicine, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Digital Library USP.  Resultados: A doença de Alzheimer é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível que tem como principais traços a perda de memória e distúrbios cognitivos. O diagnóstico exato da doença é feito somente a partir do exame histopatológico do tecido do cérebro, porem existem critérios para diagnóstico baseados em achados clínicos em exames de triagem, teste neuropsicológicos e exames de imagem, como PET-CT que se constitui em uma tecnologia capaz de fornecer imagens morfológicas e imagens metabólicas do cérebro. Conclusão: Conclui-se que o exame de PET-CT se apresenta como um grande avanço no diagnóstico e na pesquisa desta doença, concluindo-se que a PET-CT é de extrema importância quando se trata de cuidados médicos na DA.

Palavras-chave: Tomografia por emissão de pósitrons, doença de Alzheimer, Diagnóstico

 

REFERÊNCIAS

ASSOCIATION, Alzheimer’s. 2021 Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimer’s Association, 2021. 

BITENCOURT, E. M. et al. Doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos, qualidade de vida, estratégias terapêuticas da fisioterapia e biomedicina. Revista Inova Saúde, Criciúma, v. 8, n. 2, p. 138-157, jul. 2018.

CARNEIRO, C. G. Correlação de imagens metabólicas (PET 18F-FDG) com imagens de fluxo sanguíneo (PET 11C-PIB) em idosos com queixa de memória. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em ciências) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo.

CARVALHO, B. B. et al. Neuroimagem no entendimento da evolução da doença de Alzheimer: da fase pré-sintomática à doença avançada. Acta méd, Porto Alegre, 2015.

CHARCHAT, Helenice; NITRINI, Ricardo; Caramelli, Paulo; SAMESHIMA, Koichi. Investigação de Marcadores Clínicos dos Estágios Iniciais da Doença de Alzheimer com Testes Neuropsicológicos Computadorizados. Psicologia: Reflexão e Crítica, São Paulo, 2001.

EQUIPAMENTO de PET/CT da Philips é eleito o melhor do mercado. Setor Saúde, 2012.

FALCO, A. et al. Doença de Alzheimer: hipóteses etiológicas e perspectivas de tratamento. Quim. Nova, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 63-80, set. 2015.

FREITAS, Rafaela V.; MOREIRA, Vanessa C. Diagnóstico precoce na doença de Alzheimer utilizando biomarcadores e tomografia PET-CT. Centro Universitario de Brásilia – UniCEUB, 30 jul. 2015.

MACEDO, Y. B.; ANDRADE, M. E. A. Principais técnicas diagnósticas para doença de Alzheimer: uma revisão de literatura. Grupo Tiradentes OpenRIT, Pernambuco, nov.       2019.

 MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. Atlas S. A., 2003, 310 p.

 MIRANDA, Gabriela M. D.; MENDES, Antônio C. G.; SILVA, Ana Lúcia A. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, jul/set 2016.

 SANTOS, Juliana Bernal dos. Utilização da neuroimagem no diagnóstico complementar na doença de Alzheimer. Universidade Cesumar, 1 dez. 2017.

 SMITH, Marília A. C. Doença de Alzheimer. Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, 1999.

 SOARES, R. T. Os estágios do Alzheimer. Doutor Cérebro – Neurologia, 2019.

 TOWNSEND, D. W. Dual-Modality Imaging: Combining Anatomy and Function. Journal of Nuclear Medicine, Knoville, v. 49, n. 6, p. 938-955, jun. 2008.

 XIMENES, Maria A.; RICO, Bianca L. D.; PEDREIRA, Raíza Q. Doença de Alzheimer: a dependência e cuidado. Revista Kairós Gerontologia, jun. 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Rinaldo Nogueira Martins, C. ., Raquel Moura de Moura, C., Vitoria Almeida Almeida, M., & Monteiro da Trindade, L. (2023). TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET-CT) NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Revista Interdisciplinar Da Meta, 1(1), 122–133. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/rifm/article/view/13