MODALIDADES DE IRRADIAÇÃO PARA INATIVAÇÃO DE MICROORGANISMOS PATOGÊNICOS

Autores

  • Jefferson Luiz Monteiro Sanches Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Célia Nazaré da Costa Oliveira Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Larissa Maciel Corrêa Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Rubia Danielle Figueira dos Santos Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Irradiação de Alimentos, Modalidades, Conservação dos alimentos

Resumo

A irradiação de alimentos é uma tecnologia de conservação utilizada pelas indústrias na qual equivale em submeter os produtos embalados ou a granel à radiação ionizante de maneira controlada e tempo adequado. Está técnica tem efeitos tais como redução das perdas naturais (maturação, brotamento e envelhecimento), eliminar bactérias e evitar o crescimento de microrganismo. Diante do contexto, o objetivo deste artigo é identificar e esclarecer as modalidades de irradiação nos alimentos que são Raduração: técnica pela qual o alimento é submetido a baixas doses de radiação; Radiciação ou Radiopasteurização: que consiste na exposição do alimento a quantidades intermediárias de radiação 1KGy a 10KGy e a Radapertização: na qual consiste no tratamento do produto com doses maiores de radiação, entre 10KGy a 45KGy. Sendo assim evidenciando a importância e finalidade utilizadas na irradiação dos alimentos. Esta é uma pesquisa baseada em fontes secundárias e primárias de literatura a partir de capítulos de livros didáticos, artigos científicos, sites, biblioteca física e biblioteca virtual que relatam sobre o tema proposto. Desse modo, justifica-se apresentar as modalidades utilizadas na irradiação de alimentos voltada à inativação de microrganismos patogênicos. Serão destacados a legislação nacional e internacional referente a irradiação de alimentos, os benefícios da irradiação, a dosagens adequadas para cada modalidade.

Palavras-chave: Irradiação de Alimentos. Modalidades. Conservação dos alimentos

 

REFERÊNCIAS

ANVISA. Resolução – RDC n0 21, de 26 de janeiro de 2001. 

BARRETO, Raimundo Aristeu Pantoja; MORAES, Wanessa Cristina de Sá;  NASCIMENTO, Wanessa dos Santos. A Importância do Uso da Radiação  Ionizante para a Conservação de Alimentos. Faculdade Integradas Ipiranga.  Belém, 2013.

BRASIL. Lei n0 72.718, de 29 de agosto de 1973. 

FAO; IFAD; WFP. The State of Good Insecurity in the World 2013. The multiple  dimensions of food security. Rome, 2013. 56 p.

FERREIRA, Sofia Regina Schauffert. Contribuição da tecnologia de irradiação de  alimentos no fornecimento de segurança alimentar e nutricional. 1999, 187 p.  Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana). Universidade Federal do Rio de  Janeiro- UFRJ. 1999.

FILHO, Tarcísio Lima. Irradiação de morangos: Limiares de REJEIÇÃO e detecção  sensorial e impacto da tecnologia de conservação sobre a aceitação e as  percepções dos consumidores. 2013, 227 p. Dissertação (Mestrado em Ciência e  Tecnologia de Alimentos) - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia  de Alimentos do centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito  Santo, 2013.

GRUPO CONSULTIVO INTERNACIONAL SOBRE IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS.  Fatos sobre Irradiação de Alimentos. Ficha Descritiva. 1999.

INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Pesquisa Suplementar  de Segurança Alimentar PNDA 2013: A Percepção das famílias em relação ao  acesso aos alimentos. Rio de janeiro Diretoria de Pesquisas, Coordenação de  Trabalho e Rendimento (IBGE/DPE/COREN). Rio de janeiro, 2014. 34 p.

LANDGRAF, Mariza. Avanços na Tecnologia de Irradiação de Pescados.  Universidade de São Paulo-USP, Faculdade de Ciências farmacêuticas. 4 p.

LIMA, Roberto Quintanilha. Irradiação de Alimentos. Desenvolvimento e  Tecnologia. Vol. XVII- n0 3- 30 3 Quadrimestre de 2000. 128-135 p. 

MASTRO, Nélida Lucia del. A radiação ionizante na promoção adequada e  saudável. Revista Visa em debate: sociedade, ciência tecnologia. Vigil. Sanit.debate  2015;3(2): 114-121. 

MONADEZ, Leila. Aceitação de alimentos irradiados: uma questão de  educação. 2012. 105 p. Doutorado (tese em Ciências na Área de Tecnologia  Nuclear-Aplicações) - Universidade de São Paulo- USP, São Paulo. 

NORDION, Science Advanced Health. The History of Food. 2011.

OLIVEIRA, Kelly Cristina Freire; SOARES, Luana Pereira; ALVES, Adriana Moreira.  Irradiação de Alimentos: Extensão da Vida útil de Frutas e Legumes. UNIGRANRIO – Duque de Caxias, 2012. 52-57 p. 

ORNELLAS, C.B.D.; GONÇALVES, M.P.J.; SILVA, P.R.; MARTINS, R.T. Atitude do  Consumidor frente à irradiação de alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos,  p. 211-213, 2006.

PORTAL EDUCAÇÃO. Legislação sobre Irradiação de Alimentos. Disponível em  <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/legislacao-sobre irradiacao-de-alimentos/31192> Acesso em de fevereiro de 2017.

SILVA, Andreia Luciana Ferreira da; ROZA, Cleber Rabelo da. O Uso da Radiação  em Alimentos. Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos. Curitiba, 2010.  49-56 p.

SILVEIRA, Paula Luana da; JR, Paulo Pinhal. O Uso da Radiação na Conservação  dos Alimentos. Santos, São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Luiz Monteiro Sanches, J., Nazaré da Costa Oliveira, C., Maciel Corrêa, L., & Danielle Figueira dos Santos, R. (2023). MODALIDADES DE IRRADIAÇÃO PARA INATIVAÇÃO DE MICROORGANISMOS PATOGÊNICOS . Revista Interdisciplinar Da Meta, 1(1), 103–121. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/rifm/article/view/12