A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA EM HOMENS

Autores

  • Josilene Cristina Monteiro Rodrigues Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Doraci Borges da Silva Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Matheus Pantoja Moraes Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Karla Samila Gomes Silva Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Mama, Homem, Mamografia, Câncer

Resumo

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a ocorrência de câncer de mama em homens soma 1% do total de cânceres de mama. Por apresentar o maior número de casos em mulheres, o exame diagnóstico nos homens é menos estimulado. Ainda de acordo com o INCA, as chances de cura são de 95% quando o câncer de mama é detectado precocemente.  Dessa forma, faz-se necessário implantar ações na área de prevenção, com estímulo do autoexame das mamas para detecção precoce e também diagnóstica, com a realização de mamografias. A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. Com o objetivo de apresentar uma reflexão quanto à importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama nos homens, o artigo foi desenvolvido através de revisão integrativa com busca online das produções cientificas a respeito do referido tema.

Palavras-chave: Mama. Homem. Mamografia. Câncer.

 

REFERÊNCIAS

ANDRESSA SÉFORA QUEIROGA. Perfil dos requerimentos de mamografia das  usuárias da atenção básica da cidade de Pombal-PB. Disponivel: http://  www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA 2015.

AMERICAN CANCER SOCIETY. Can Breast Cancer in Men Be Found Early? Acesso em 2017, disponível em American Cancer Society:  https://www.cancer.org/cancer/breast-cancer-in-men/detection-diagnosis

staging/detection.html(10 de Outubro de 2014).

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle  dos cânceres do colo do útero e da mama.2 ed. Brasília : Editora do Ministério da  Saúde, 2013.

BARRIOS, C., SILVA, V., PINHEIRO, R., OLIVEIRA, R., & GASNIER, R. Avaliação  do registro do exame físico realizado por doutorandos e residentes no Serviço de  Medicina Interna do Hospital São Lucas – PUCRS. Acesso em 2017, disponível em  Revista Eletrônica Scientia Medica PUCRS: Julho Setembro de 2005.

 CALDAS, F., NEVES, W., THOMÉ, J., MARTINEZ, E., & TAJARA, L. Hamartoma  folículo-sebáceo cístico simulando nódulo mamário: relato de caso. Acesso em 2017,  disponível em Radiografia Brasileira(Novembro-Dezembro de 2005).

COSTA, N. de Oliveira. Mamografia: Posicionamentos Radiológicos. Instituto Brasileiro  de controle do câncer (IBCC). São Paulo: Corposeditora outubro, 2015. 

Controle do câncer de mama: documento de consenso. Disponivel.  http://www.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra Instituto Nacional de Câncer..pdf.  Inca, INCA, 2012.

DHONKERS, J.D, HENDRIKS, JON. H.C. L. HOLLAND, R. ROSE NBUCH, G.  Mamografia pratica, patologia, técnicas, interpretaçao, metados complementares. Ed.  Rio de janeiro, revinte, 2003.

DUART, Darkir Lourenço. A Mama em Imagens: Rio de Janeiro Ed. Guanabara  Koogan, 2006.

ENTENDENDO A MAMA.Imagens da Anatomia Mamaria. Acesso em 2017,  disponível em Atendimento Médico: http://atendimentomedico.com.br/materias-clinica geral/entendendo-a-mama/(05 de Outubro de 2012).

FENELON, S. Imaginologia em A Evolução da Radiologia - Os Avanços da  Imagiologia e Radiologia Diagnóstica: Acesso em 2017,disponível 

http://www.imaginologia.com.br/dow/A-evolucao-da-Radiologia.pdf, (2008).

 GALVÃO, C. N. Ginecomastia. Acesso em 2017. Disponível: em  http://slideplayer.com.br/slide/6062264/(2015).

GERÓTICA, R. G., AZEVEDO, R., & SANCHES, T. A importância da Mamografia  no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama. Acesso em 2017. Disponível: Em  UNILUS Ensino e Pesquisa: 

http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/598/u2016v13n30e598(26 de  Outubro de 2015).

INCA, Cuidados paliativos e Oncologico controle de sintomas, Rio de janeiro.  Ministerio da saúde, instituto do câncer. 2002.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2016: incidência  de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

LOURENÇO, T. S; MAUAD, E. C; VIEIRA, R.A.C. Barreiras no rastreamento do  câncer de mama e o papel da enfermagem: revisão integrativa. RevBrasEnferm.  Brasilia, 2013.

METCALF KA, NAROD SA. Breast cancer risk perception among women who have  undergoing prophylactic bilateral mastectomy. Journal of national Cancer Institute,  2002.

MOURÃO, A. P., & OLIVEIRA, F. A. Fundamentos de Radiologia e Imagem.  Difusão Editora. (2009).

NARDINE, R. Câncer de Mama Masculino. Disponível: em Huffpost Brasil,  Joneiro(2017).

NOGUEIRA SP, MENDONÇA JV, PASCALETTE HAP. Cancer de Mama em Homens,  Faculdade de Medicina da Universidade Feswral do Rio de Janeiro (UFRJ) Botafogo  (RJ) Brasil, (27/01/2015).

Ohl ICB, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Goldman RE. Ações públicas para o controle do  câncer de mama no Brasil: revisão integrativa. RevBrasEnferm, 2016.

PARKE, M; LUCASSEN, A. working towards ethical management of genetic  testing.; 360:1685-1688. Lancet, (2002).

 SANTOS, V. S. Câncer de Mama Masculino. Acesso em 2017, disponível em Mundo  Educação: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/cancer-mama-masculino.htm.  (2015).

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Cristina Monteiro Rodrigues, J., Borges da Silva, D., Pantoja Moraes, M., & Samila Gomes Silva, K. (2023). A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA EM HOMENS. Revista Interdisciplinar Da Meta, 1(1), 64–83. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/rifm/article/view/7