HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NO SETOR DE RADIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Karina Barreto Farias Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Deni Pantoja da Rocha Lacerda Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Expedito Paiva do Nascimento Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Fabiana da Silva Vieira Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Humanização, Atendimento, Radiologia

Resumo

A humanização na área da saúde refere-se a uma prática que busca oferecer melhores condições de trabalho aos seus profissionais e pacientes, assim, a ‘humanização’ é a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde. Deve-se compreender que a relação paciente e profissional, neste caso de Tecnólogo em Radiologia, tem que ser de qualidade, desde a prestação de um bom atendimento à realização de um bom exame. A complexidade do serviço de radiologia gera reflexões que perpassam por questionamentos, tais como, que dificuldades o serviço de radiologia enfrenta, no qual, implica em realizar práticas mais humanizadas? Estudos voltados para essa temática ainda geram constantes produções científicas, o que nos remete a pensar que é tímido o debate à cerca da humanização no serviço de radiodiagnóstico. O objetivo deste trabalho foi analisar e relatar as principais dificuldades do serviço público de radiologia em oferecer atendimento humanizado. O referido artigo está pautado em estudo descritivo, por relato de experiência com abordagem qualitativa e foi durante as atividades interdisciplinares em instituições públicas e privadas no serviço de radiologia que se percebeu a falta de uma prática mais humanizadas durante a prestação do serviço. Os resultados obtidos foram falhas na comunicação, comprometimento estrutura e falhas no equipamento foram fatores que implicam na prática humanizada. Ficou claro que através desses fatores torna-se um desafio para o serviço de diagnóstico por imagem dessas unidades refletir e buscar alternativas que possam propiciar a prática de um atendimento pautado na humanização.

Palavras-chave: Humanização. Atendimento. Radiologia.

 

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Barreto Farias, K., Pantoja da Rocha Lacerda, D., Paiva do Nascimento, E., & da Silva Vieira, F. (2023). HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NO SETOR DE RADIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interdisciplinar Da Meta, 1(1), 26–41. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/rifm/article/view/5