HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NO SETOR DE RADIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Humanização, Atendimento, RadiologiaResumo
A humanização na área da saúde refere-se a uma prática que busca oferecer melhores condições de trabalho aos seus profissionais e pacientes, assim, a ‘humanização’ é a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde. Deve-se compreender que a relação paciente e profissional, neste caso de Tecnólogo em Radiologia, tem que ser de qualidade, desde a prestação de um bom atendimento à realização de um bom exame. A complexidade do serviço de radiologia gera reflexões que perpassam por questionamentos, tais como, que dificuldades o serviço de radiologia enfrenta, no qual, implica em realizar práticas mais humanizadas? Estudos voltados para essa temática ainda geram constantes produções científicas, o que nos remete a pensar que é tímido o debate à cerca da humanização no serviço de radiodiagnóstico. O objetivo deste trabalho foi analisar e relatar as principais dificuldades do serviço público de radiologia em oferecer atendimento humanizado. O referido artigo está pautado em estudo descritivo, por relato de experiência com abordagem qualitativa e foi durante as atividades interdisciplinares em instituições públicas e privadas no serviço de radiologia que se percebeu a falta de uma prática mais humanizadas durante a prestação do serviço. Os resultados obtidos foram falhas na comunicação, comprometimento estrutura e falhas no equipamento foram fatores que implicam na prática humanizada. Ficou claro que através desses fatores torna-se um desafio para o serviço de diagnóstico por imagem dessas unidades refletir e buscar alternativas que possam propiciar a prática de um atendimento pautado na humanização.
Palavras-chave: Humanização. Atendimento. Radiologia.
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