GAME DESIGN DOCUMENT: ESCAPE

Autores

  • Jessica Cristiane Faustino Viana Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Camila Maciel da Silva Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Eduardo Cassiano Almeida Araújo Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Leonardo de Souza Ferreira Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos, Construct 2, Masocore

Resumo

Não se imaginava que jogos eletrônicos se tornariam grandes expoentes do entretenimento e muito menos a consolidação de uma indústria em seu torno quando saiu os primeiros jogos. E sem sinal de uma queda, esse crescimento veio junto com desenvolvimento de várias plataformas e jogos cada vez mais realistas e detalhados. Segundo a matéria da Forbes a indústria global dos games em 2021 movimentou 175,8 bilhões de dólares, com destaque para jogos mobiles que no mesmo ano geraram 90,7 bilhões de dólares. Já no Brasil, a empresa de dados Newzoo estima que 12 bilhões de reais foram movimentados e ressalta o crescimento de 5,1% do mercado brasileiro em 2021. Como podemos ver, jogos eletrônicos e a indústria cresce cada vez mais. Esse projeto apresenta “EscApe”, que busca trazer uma experiência satisfatória para os fãs de plataforma e Masocore1.1. Aqui traremos a implementação do projeto no motor Construct 2 2.1 que proporciona uma facilidade de produção de jogos 2D e suas implementações básicas. O gênero plataforma é bem presente no imaginário popular desde meados dos anos 80 com a chegada de Donkey Kong ao mundo, pois foi o primeiro com as características que definem o gênero até hoje, como atravessar obstáculos e pular por buracos. Jogos como esses fizeram bastante sucesso nos árcades. E no Brasil, tem sido recorrente a aparição de jogos do gênero pela facilidade no acesso de ferramentas de criação, como Teocida (2021) do desenvolvedor independente Vikitor ou como Kaze and the Wild Masks (2021) do estúdio PixelHive. Tendo isso em mente optamos por esse gênero pode gerar bons resultados e pelo desafio de desenvolver um level design interessante. Este documento tem o intuito de demonstrar aspectos técnicos, artísticos e narrativos do jogo "EscApe", apresentando também o enredo, mecânica, aspectos da jogabilidade e ferramentas de desenvolvimento do jogo.

Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Construct 2; Masocore.

REFERENCIAS

SUBAGIO, Aryadi. Learning Construct 2. Local de publicação: Packt Publishing, 26 de dezembro de 2014.

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FORBES, Pacete, Luiz Gustavo. Disponível em:<https://forbes.com.br/forbes tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate 2023/#:~:text=A%20Newzoo%20prev%C3%AA%20que%20os,jogos%20para%20P C%20e%20console>. Acessado em: 22 de abril de 2022

HENRIQUE, Arthur. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/05/05/gamese-consoles/mercado-de-jogos-no brasil-2021-pesquisa/> Acessado em: 20 de abril de 2022

ARAÚJO, Carla. Disponível em: https://www.infoescola.com/mamiferos/macaco aranha/ Acessado em: 8 de maio de 2022

Vikitor. Teocida. Disponível em https://store.steampowered.com/app/1569470/TEOCIDA/ Acessado em: 28 de junho de 2022

PIXEL Hive. Kaze And The Wild Masks. Disponível em: https://www.soedesco.com/games/kaze-and-the-wild-masks.Acessado em: 28 de junho de 2022

ANTHROPY, Anna Masocore. Disponível em: http://auntiepixelante.com/. Acessado em: 19 de maio de 2022

TEAM Meat, Super Meat Boy. Disponível em: https://store.epicgames.com/pt BR/p/super-meat-boy Acessado em: 28 de junho de 2022

 

 

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Jessica Cristiane Faustino Viana, Camila Maciel da Silva, Eduardo Cassiano Almeida Araújo, & Leonardo de Souza Ferreira. (2024). GAME DESIGN DOCUMENT: ESCAPE. Revista Interdisciplinar Da Meta, 2(2), 62–75. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/index.php/rifm/article/view/22