DETETIVE FOREST E O CASO MÍSTICO

Autores

  • Antônio Cláudio Matos de Almeida Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Marcio Wendel de Lima Neri Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta
  • Marco Antônio Bezerra Façanha Rodrigues Faculdade de Tecnologia do Amapá - Meta

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos, Amazônia, Folclore Brasileiro, Cultura

Resumo

Os jogos eletrônicos são uma das principais formas de entretenimento para o públicoadulto e também para as crianças, tendo uma forma diferente de fascinar o público deste ambiente, baseado no entretenimento virtual. A indústria de jogos brasileiros teve como seuestopim, o primeiro jogo de aventura, desenvolvido em texto pelo pioneiro do ramo de jogosbrasileiros, Renato Degiovani, o conhecido Amazônia, que foi distribuído na revista MicroSistemas, na década de 80, com linhas de código impressas para o usuário digitá-lo para jogar. Partindo desta década marcante para o ramo de jogos no Brasil, poderia ser o começo de um reconhecimento para o mundo das empresas produtoras de jogos. Por esteinício no país brasileiro, seria possível que adiante, pudessem ter novas ideias e histórias para a produção de jogos futuros. Não foi o caso para o Brasil, as empresas não foram conquistadas pelas tentativas de produção que o Brasil tentou oferecer. Mas foi com o passar de muito tempo, que tiveram a chance de ressurgir no ramo de jogos. A cultura brasileira, tem muitas origens vindas de histórias contadas pelos povos indígenas, e então repassadas por gerações, para muitos outros povos dentro do país brasileiro, e uma das principais culturas delas, são as do folclore brasileiro. De certo modo,muitos mitos e lendas foram criados e contados em cada região brasileira, e se definindo de costume único, e algumas tendo suas apropriações de fora do país, vindas para dentrode nossa cultura, se tornando famosas por muitas décadas da história brasileira. Desenvolver um jogo que pode se aprofundar dentro de muitos destes mitos e lendas, que são de nossa cultura, com origem indígena e brasileira, pode dar uma chancenova de reconhecimento próprio pelo nosso povo. Histórias são aquilo que ao longo de umjogo, conquista a atração do jogador, do público, o formato de jogabilidade que um jogo possui, é importante, mas cabe a história deste, cativar o público-alvo. Atualmente, existemempresas brasileiras com equipes incríveis, que já criaram muitos jogos reconhecidos pelomundo, mas sempre se baseando em uma história fictícia, fora de uma cultura. Tendo em mente sobre nossa própria cultura, por que não criar um jogo que possa se basear em algo que é nosso? que é conhecido pelo nosso povo. Uma cultura que tem suas próprias origens e histórias criadas apenas com o intuito de serem “histórias para boidormir”. Um jogo desenvolvido para que o jogador possa compreender e conhecer uma história que se envolve dentro destes mitos lendas da cultura brasileira, e da cultura indígena. Por meio deste, o projeto visa apresentar como é um jogo desenvolvido de maneira intuitiva e simples, mas que possa ter uma história baseada em um universo fictício abrangendo a cultura dentro do país brasileiro.

Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Amazônia; Folclore Brasileiro; Cultura.

REFERÊNCIAS

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• https://www.domestika.org/en/projects/1052693-meu-projeto-final-curupira

 

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Antônio Cláudio Matos de Almeida, Marcio Wendel de Lima Neri, & Marco Antônio Bezerra Façanha Rodrigues. (2024). DETETIVE FOREST E O CASO MÍSTICO. Revista Interdisciplinar Da Meta, 2(2), 39–61. Recuperado de https://ojs.meta.edu.br/index.php/rifm/article/view/21